7 dicas para fazer boas fotos para mídias sociais com o celular

Criar conteúdo para as mídias sociais é uma forma de permanecer em contato (e conectado) com o público, principalmente diante de um cenário em transformação como o atual.

Para que este conteúdo seja atraente e efetivo é importante inovar e trazer relevância. Não se preocupe com grandes estruturas e equipamentos de ponta – muitas vezes o que você já tem é o necessário.

Veja só: Grande parte dos smartphones podem produzir fotos com qualidade suficiente para publicações nas mídias sociais, sem mencionar o quão pratico é. Embora a entrega não seja comparável ao material produzido profissionalmente, existem várias maneiras fáceis de elevar as fotos captadas por dispositivos móveis.

Aqui estão cinco dicas para você fazer fotos com o celular e aprimorar suas publicações no Instagram, Facebook, Pinterest e outras redes. Confira!

1. Cuidado com a lente da câmera.

Toda boa foto de mídia social começa com uma lente de câmera limpa. Antes de tirar fotos, abra o aplicativo da câmera e tire algumas fotos de teste para confirmar que está tudo ok. Limpar o vidro sempre que você planeja tirar uma foto também pode trazer maior clareza da captação.

2. Considere usar um suporte.

Todos sabemos o quanto uma mão trêmula pode transformar uma foto potencialmente boa em um desastre. Embora seja possível estabilizar a câmera usando uma montagem improvisada, sua melhor aposta para uma foto estável é um tripé ou um suporte profissional para o telefone.

Normalmente, eles são fáceis de encontrar na Amazon, Mercado Livre ou sites chinese, por exemplo, e podem melhorar significativamente a qualidade das suas fotos. Caso não seja um material que você possa adquirir no momento, tente manter os cotovelos perto do corpo enquanto tira a foto, e os pés afastados na largura dos ombros. Essa tática pode auxiliar no equilíbrio e evita tremedeiras.

3. Use o recurso timer.

Sempre que possível, use a câmera na parte traseira do telefone e não a câmera frontal (selfie) pois a qualidade é muito superior. Se pretende fazer um vídeo ou foto em que aparece, apoie seu telefone onde fique estável – ou use seu tripé – e ative o recurso de tempo no aplicativo da câmera.

Outra opção que vale a pena considerar é o controle remoto bluetooth que auxilia nos cliques sem precisar tocar no aparelho

4. Iluminação importa. E muito!

Pode ser difícil obter a iluminação certa fora de um estúdio, mas com alguns ajustes, é totalmente possível obter uma foto bem iluminada. Se possível, use e abuse da luz natural do sol. Alguns truques profissionais incluem aproveitar a “hora de ouro”, que é a primeira hora após o nascer do sol e a última hora de luz antes do pôr do sol.

Evite usar o flash, pois ele propicia imagens planas. Se possível, tenha um anel de luz (ringlight) que permite uma excelente iluminação, independentemente da hora do dia.

5. Ative as linhas de grade.

Esse recurso utiliza “a regra dos terços”, uma teoria que sugere que o ponto focal de qualquer foto deve ser ajustado entre essas linhas, tendo como resultado uma imagem mais equilibrada. 

A ativação do recurso de linhas de grade pode ser feita facilmente através das configurações do aplicativo e desativada a qualquer momento.

6. Evite o zoom manual nas fotos.

Pode ser tentador ampliar o zoom em suas fotos para ter uma visão mais detalhada, mas isso diminui drasticamente sua qualidade.

Existem algumas alternativas fáceis que podem solucionar este problema: Aproxime-se do objeto ou cenário pretendido ao clique ou use a ferramenta de corte depois.

7. Edite as fotos, mas sem exagerar.

Existem inúmeros aplicativos que podem facilitar a edição, mesmo que você não tenha experiência com edição de fotos: Adobe Lightroom, VSCO e SNOW são apenas alguns que oferecem edição fácil e gratuita.

Alguns outros apps podem ser tão úteis quanto: Unfold, InShot, Filmm e CANVA. Estes permitem edição com templates, figuras e efeitos para fotos e vídeos. Já o ColorStory, por exemplo, dá um preview do grid do Instagram, permitindo um teste de composição.

Mas é preciso cautela e dosagem certa para não exagerar na edição e tornar as publicações em spam visual ou paisagem. Pessoas reais gostam de coisas reais. Lembre-se: o diferencial da sua marca a torna mais acessível e autêntica, essa moeda é a que você deve abusar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *