A importância de fazer relatórios e monitorar os dados da sua empresa

Por mais que elaborar relatórios pareça algo desnecessário ou até mesmo uma atividade sem importância, saiba que isso está totalmente equivocado. Os relatórios são essenciais para o sucesso de toda a empresa, pois eles definirão o que está dando certo e o que deve ser mudado imediatamente. Então, nada de pular essa etapa importante! 

Uma dica para não tornar essa atividade muito massante é definir alguns índices a serem medidos e realizar esses relatórios a cada três ou seis meses, tudo dependerá do tamanho da sua empresa e das suas ações. Fatiar os dados em pequenas porções ou analisar uma parte do todo com equipes distintas facilita muito para não tornar a análise algo ainda mais desmotivador. 

Existe uma frase muito utilizada na administração que diz o seguinte: o que não ser medido, não pode ser melhorado. Em outras palavras, se você quer atingir um objetivo é preciso ter em mente o que você realmente quer e estabelecer índices para medir os resultados. Por exemplo, quero aumentar os comentários dos meus posts (engajamento), então você precisa reunir os dados atuais de quantos comentários já existem e quais as estratégias para atingir o objetivo.   

  • Relatório de ações de marketing digital 

Existem milhares de tipos de relatórios que podem medir a produtividade de uma equipe, a recepção de um produto ou quaisquer outros fatores. Mas aqui vamos focar somente em ações de marketing, ou seja, nos relatórios que apresentamos aos nossos clientes sobre o que foi realizado ao longo do mês, semestre ou ano.

Todos os relatórios apresentados são formatados de acordo com a necessidade e estratégia aplicada a cada negócio. Por isso, a expertise da nossa equipe é tão importante nesse momento, já que existe uma análise mais aprofundada dos dados antes de apresentar os resultados. 

  • O que deve conter num bom relatório de mídias sociais? 

Não existe um modelo perfeito de relatório como uma receita de bolo. Existem muitos modelos prontos que algumas ferramentas de gerenciamento de redes oferecem e podem ser muito interessantes para medir alguns KPIs (indicadores-chaves), mas também podem deixar a desejar em outros pontos, como a interpretação dos dados. A maioria dos programas disponíveis apenas mostra os dados crus, sem explicar por que eles existem e o que aconteceu para que aqueles números estivessem ali. 

É muito importante mostrar ao cliente ou aos gestores em qual ponto a estratégia funcionou e em qual não foi satisfatório. Por exemplo, o engajamento pode ter sido baixo devido ao pouco conteúdo compartilhado ou a falta de investimento em anúncios. Os números são muito importantes quando falamos em relatórios, mas é imprescindível a análise e explicação do analista de comunicação e marketing a cerca dos dados. 

Para te dar um norte, nós fizemos uma lista do que, normalmente, é necessário para um relatório de mídias sociais: 

  • Período de análise; 
  • Número de seguidores nas mídias sociais analisadas;
  • Taxa de engajamento;
  • Quantas publicações foram feitas no período;
  • Quantas interações os conteúdos tiveram?
  •  Dados do Google Analytics: número de acessos ao site, taxa de permanência nas páginas, de quais fontes foram acessadas (facebook, instagram, pinterest, etc.), taxa de rejeição.

Além de apresentar esses dados de maneira organizada e clara, é importante ter um parágrafo explicativo interpretando os números e mostrando quais foram os verdadeiros resultados. Seja sincero e use os dados a seu favor, não adianta nada maquiar um possível sucesso se isso realmente não acontecer. 

Use o relatório como uma boa fonte de solução de problemas, por meio dele é possível enxergar falhas, gargalos e uma ótima oportunidade de fazer diferente. 

Você já costuma realizar relatórios ou ainda tem dúvidas e precisa de ajuda? A nossa equipe está pronta para ajudar no que for preciso. Entre em contato conosco! 

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A importância de fazer relatórios e monitorar os dados da sua empresa

Por mais que elaborar relatórios pareça algo desnecessário ou até mesmo uma atividade sem importância, saiba que isso está totalmente equivocado. Os relatórios são essenciais para o sucesso de toda a empresa, pois eles definirão o que está dando certo e o que deve ser mudado imediatamente. Então, nada de pular essa etapa importante! 

Uma dica para não tornar essa atividade muito massante é definir alguns índices a serem medidos e realizar esses relatórios a cada três ou seis meses, tudo dependerá do tamanho da sua empresa e das suas ações. Fatiar os dados em pequenas porções ou analisar uma parte do todo com equipes distintas facilita muito para não tornar a análise algo ainda mais desmotivador. 

Existe uma frase muito utilizada na administração que diz o seguinte: o que não ser medido, não pode ser melhorado. Em outras palavras, se você quer atingir um objetivo é preciso ter em mente o que você realmente quer e estabelecer índices para medir os resultados. Por exemplo, quero aumentar os comentários dos meus posts (engajamento), então você precisa reunir os dados atuais de quantos comentários já existem e quais as estratégias para atingir o objetivo.   

  • Relatório de ações de marketing digital 

Existem milhares de tipos de relatórios que podem medir a produtividade de uma equipe, a recepção de um produto ou quaisquer outros fatores. Mas aqui vamos focar somente em ações de marketing, ou seja, nos relatórios que apresentamos aos nossos clientes sobre o que foi realizado ao longo do mês, semestre ou ano.

Todos os relatórios apresentados são formatados de acordo com a necessidade e estratégia aplicada a cada negócio. Por isso, a expertise da nossa equipe é tão importante nesse momento, já que existe uma análise mais aprofundada dos dados antes de apresentar os resultados. 

  • O que deve conter num bom relatório de mídias sociais? 

Não existe um modelo perfeito de relatório como uma receita de bolo. Existem muitos modelos prontos que algumas ferramentas de gerenciamento de redes oferecem e podem ser muito interessantes para medir alguns KPIs (indicadores-chaves), mas também podem deixar a desejar em outros pontos, como a interpretação dos dados. A maioria dos programas disponíveis apenas mostra os dados crus, sem explicar por que eles existem e o que aconteceu para que aqueles números estivessem ali. 

É muito importante mostrar ao cliente ou aos gestores em qual ponto a estratégia funcionou e em qual não foi satisfatório. Por exemplo, o engajamento pode ter sido baixo devido ao pouco conteúdo compartilhado ou a falta de investimento em anúncios. Os números são muito importantes quando falamos em relatórios, mas é imprescindível a análise e explicação do analista de comunicação e marketing a cerca dos dados. 

Para te dar um norte, nós fizemos uma lista do que, normalmente, é necessário para um relatório de mídias sociais: 

  • Período de análise; 
  • Número de seguidores nas mídias sociais analisadas;
  • Taxa de engajamento;
  • Quantas publicações foram feitas no período;
  • Quantas interações os conteúdos tiveram?
  •  Dados do Google Analytics: número de acessos ao site, taxa de permanência nas páginas, de quais fontes foram acessadas (facebook, instagram, pinterest, etc.), taxa de rejeição.

Além de apresentar esses dados de maneira organizada e clara, é importante ter um parágrafo explicativo interpretando os números e mostrando quais foram os verdadeiros resultados. Seja sincero e use os dados a seu favor, não adianta nada maquiar um possível sucesso se isso realmente não acontecer. 

Use o relatório como uma boa fonte de solução de problemas, por meio dele é possível enxergar falhas, gargalos e uma ótima oportunidade de fazer diferente. 

Você já costuma realizar relatórios ou ainda tem dúvidas e precisa de ajuda? A nossa equipe está pronta para ajudar no que for preciso. Entre em contato conosco! 

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