Como Ser Encontrado no Google Sem Gastar Um Centavo

A epidemia do COVID-19 impactou gravemente muitas empresas, que foram obrigadas a fechar seus estabelecimentos para conter a epidemia. Não quero entrar no mérito de dizer se essa foi a atitude correta ou nåo, visto que nåo sou especialista, mas sim, propor uma alternativa que pode ajudar diversos segmentos a seguirem atendendo seus clientes e conseguirem manter um pouco do faturamento para se recuperarem mais rapidamente desta época complicada.

Para a maior parte das pessoas, o lugar onde elas vão em busca de informações é o Google. Se você aparece nos resultados, especialmente nos primeiros lugares, basicamente você se torna a resposta para a pergunta dos seus clientes. Dependendo da competição é difícil estar bem classificado nas pesquisas, mas para atender as pessoas que moram no seu bairro ou especialmente clientes que já conhecem a sua loja ou a localização, existe uma alternativa gratuita que vai te ajudar a atender seus clientes online e quem sabe até conseguir novos clientes, o Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio exibe sua empresa quando usuários pesquisarem sobre ela ou o seu ramo de atuação. O resultado será mostrado preferencialmente para pessoas que moram na sua cidade ou nas redondezas da sua empresa, mas isso não impede que também seja exibido para pessoas de outros locais. Na parte lateral das pesquisas, um resumo da sua empresa irá aparecer, contendo as informações que você fornecer além de revisões de usuários. Mantendo o Google Meu Negócio atualizado fica muito mais fácil ser encontrado e atender seus clientes. Não é incomum ver perfis automáticos do Google Meu Negócio exibindo informações incorretas de contato e horários de atendimento!

Configurar uma empresa no Google Meu Negócio é fácil, gratuito e bastante simples. Não é necessário ter um site, mas ajuda bastante se você tiver. Caso não tenha, pode direcionar os usuários para sua rede social principal, além de incluir número de telefone, localização e fotos do estabelecimento e dos produtos. Tudo o que você precisa é uma conta Google (também gratuita). (para criar uma conta Google acesse: https://myaccount.google.com/)

Para configurar o seu Google Meu Negócio, acesse https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

Clicando em Login, use a sua Conta do Google para acessar a ferramenta. Escolha “Adicionar Um Local” e pesquise sua empresa. Se ela não existir você pode inserir ela no Google. É possível que uma página automática do Meu Negócio já tenha sido criada sem você saber, nesse caso, você pode solicitar o controle do local e atualizar as informações. Após finalizar o cadastro, localize o painel “Termine de Preencher Sua Ficha” e complete o cadastro. Tudo pronto, agora é só esperar um dia e o Google vai revisar e publicar a ficha da sua empresa.

Ter uma ficha completa no Google Meu Negócio é o primeiro passo para estabelecimentos comerciais estabelecerem uma presença online forte. Atender online não é só uma alternativa para atender melhor seus clientes, mas uma etapa fundamental para ser encontrado e se manter competitivo em um mercado cada vez mais conectado. Agora você abriu uma importante porta que vai te permitir se relacionar de forma mais estreita com as pessoas que visitam a sua empresa, além de criar anúncios no Google e unificar os seus meios de comunicação.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato. Espero que essas soluções simples ajudem a sua empresa a passar mais tranquilamente por esse momento conturbado na economia do mundo.

Fique bem e seguro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email