Conversas que marcam: a importância do SAC

Ao traçar os objetivos de qualquer negócio, é muito importante ter em mente que o pós-vendas deve ser acessível, rápido e dinâmico. Convenhamos, quando adquirimos um serviço ou compramos algum produto, ninguém quer ficar preenchendo vários formulários e aguardar mais de uma semana para resolver o problema. 

O SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor, serve como um apoio ao cliente, um local (pode ser no site, Whatsapp ou e-mail) que vai resolver as dores da pessoa e esclarecer todas as dúvidas. Ele tem uma importância estratégica, pois além de ouvir e resolver os problemas, é possível identificar e analisar diversas oportunidades de melhoria.

Por que devo ter um bom SAC na minha empresa?

Não é só em loja física que o público precisa de um atendimento mais personalizado. No e-commerce o cliente também pode precisar de orientações sobre prazos de entrega, formas de pagamento, rastreamento dos pacotes, etc. Por isso, ter um setor especialmente orientado e focado em proporcionar o melhor atendimento é essencial. 

Confira algumas vantagens de investir em um bom SAC:

  • Destaque-se da concorrência

Ter uma cultura com foco no cliente é a preocupação de muitas empresas de sucesso, mas, infelizmente, ainda não é a realidade do mercado. Ao adotar uma estratégia de SAC, a sua empresa será destaque frente aos concorrentes, e além disso, você notará diversas oportunidades de melhorias nos serviços e produtos.

Simplesmente, ouça o seu cliente e identifique o que pode e deve ser mudado para oferecer a melhor experiência.

  • Fidelização do seu cliente

Ter um atendimento humanizado e com foco em ouvir os clientes é uma dica preciosa para atingir o sucesso da sua marca. Quando o público se sente acolhido é muito mais fácil fortalecer o vínculo e fazer com que ele indique o seu produto ou serviço para mais pessoas.

  • Proximidade com o cliente

Fale a língua do seu público. Se o seu produto é voltado aos jovens, fale a linguagem deles, use as gírias e memes das redes sociais do momento. 

Porém, se a sua marca é séria e trata de assuntos importantes, como uma clínica médica, por exemplo, algumas piadas ou brincadeiras podem soar mal e até mesmo ofender alguém. O bom senso sempre é a melhor saída. 

  • Boa reputação

Principalmente quando se trata de e-commerce, as avaliações são essenciais para ditar o que será comprado ou não. Por isso, ter um serviço de SAC comprometido em resolver os problemas irá aumentar o número de avaliações positivas. 

Cuide também dos comentários em redes sociais e nas avaliações do site, pois os comentários positivos são ótimos para criar uma boa reputação no mercado.

Dê uma atenção especial ao Reclame Aqui, plataforma de reclamações oficial e mais acessada pelo público. 

Problemas sempre vão existir, mas o diferencial do seu negócio fica por conta de como você consegue resolvê-los. Mesmo que o seu produto ou serviço tenha apresentado algum defeito ou problema, com o suporte correto, de maneira rápida e atenciosa, o seu público irá ter uma experiência considerada positiva, pois tudo foi resolvido.

Quando o cliente for indicar a sua empresa, terá na memória a solução rápida e o bom atendimento que recebeu.

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O SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor, serve como um apoio ao cliente, um local (pode ser no site, Whatsapp ou e-mail) que vai resolver as dores da pessoa e esclarecer todas as dúvidas. Ele tem uma importância estratégica, pois além de ouvir e resolver os problemas, é possível identificar e analisar diversas oportunidades de melhoria.

Por que devo ter um bom SAC na minha empresa?

Não é só em loja física que o público precisa de um atendimento mais personalizado. No e-commerce o cliente também pode precisar de orientações sobre prazos de entrega, formas de pagamento, rastreamento dos pacotes, etc. Por isso, ter um setor especialmente orientado e focado em proporcionar o melhor atendimento é essencial. 

Confira algumas vantagens de investir em um bom SAC:

  • Destaque-se da concorrência

Ter uma cultura com foco no cliente é a preocupação de muitas empresas de sucesso, mas, infelizmente, ainda não é a realidade do mercado. Ao adotar uma estratégia de SAC, a sua empresa será destaque frente aos concorrentes, e além disso, você notará diversas oportunidades de melhorias nos serviços e produtos.

Simplesmente, ouça o seu cliente e identifique o que pode e deve ser mudado para oferecer a melhor experiência.

  • Fidelização do seu cliente

Ter um atendimento humanizado e com foco em ouvir os clientes é uma dica preciosa para atingir o sucesso da sua marca. Quando o público se sente acolhido é muito mais fácil fortalecer o vínculo e fazer com que ele indique o seu produto ou serviço para mais pessoas.

  • Proximidade com o cliente

Fale a língua do seu público. Se o seu produto é voltado aos jovens, fale a linguagem deles, use as gírias e memes das redes sociais do momento. 

Porém, se a sua marca é séria e trata de assuntos importantes, como uma clínica médica, por exemplo, algumas piadas ou brincadeiras podem soar mal e até mesmo ofender alguém. O bom senso sempre é a melhor saída. 

  • Boa reputação

Principalmente quando se trata de e-commerce, as avaliações são essenciais para ditar o que será comprado ou não. Por isso, ter um serviço de SAC comprometido em resolver os problemas irá aumentar o número de avaliações positivas. 

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Problemas sempre vão existir, mas o diferencial do seu negócio fica por conta de como você consegue resolvê-los. Mesmo que o seu produto ou serviço tenha apresentado algum defeito ou problema, com o suporte correto, de maneira rápida e atenciosa, o seu público irá ter uma experiência considerada positiva, pois tudo foi resolvido.

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