Descubra as redes sociais que estão em alta em 2021

Um dos principais erros de quem está começando no marketing digital é querer estar em todas as redes sociais e participar de tudo que está acontecendo no mundo virtual.

Antes de criar um perfil nas redes que estão em alta é preciso ter uma estratégia digital, afinal hoje já não é mais um diferencial, mas uma necessidade.

Um estudo realizado pela plataforma Hootsuite ressalta a importância de criar soluções digitais e contemplar esse público que está na internet em busca de entretenimento, produtos e serviços.  Confira alguns dados importantes:

  •  Quase dois terços da população mundial tem celular;
  •  Mais de metade do tráfego da web mundial vem de telefones celulares;
  •  Uma em cada cinco pessoas no mundo efetuou uma compra online nos últimos 30 dias.

Levando em conta esses dados, é óbvio que você precisa estar presente nas redes sociais, mas é preciso muita cautela e estudo para atingir o seu público. Não é só porque estar nas redes sociais é fácil e rápido que devemos sair por aí criando contas em tudo quanto é lugar. 

Passo 1 – Quem é a sua persona?

Entenda quais os hábitos do seu cliente ideal. Ele gosta de publicar fotos no Instagram? Prefere ver vídeos no TikTok ou ainda prefere os grupos do Facebook?

Não existe certo ou errado, mas apenas hábitos de consumo e de comportamento que serão muito importantes para nortear as suas estratégias. 

Passo 2 – Ação: Quais redes sociais eu devo estar? 

Segundo estudo realizado pelo Social Media Research Summary, as redes sociais mais acessadas hoje, por ordem de usuários ativos, são:

  •  Facebook – 1,8 bi
  •  Whatsapp – 1 bi
  •  Facebook Messenger – 1 bi
  •  Twitter – 317 mi
  •  Pinterest – 150 mi
  •  Linkedin – 106 mi

Cada rede social funciona de forma diferente, por exemplo, o Whatsapp é mais utilizado para mensagens rápidas e comunicação direta com o cliente, é recomendado para lojas online, atendimentos personalizados e serviço de SAC.

Já o Instagram é muito utilizado como vitrine, mostruário de produtos, é a rede social que te dá a chance de mostrar o seu produto com imagens produzidas e deslumbrantes. 

O Facebook, por sua vez, ainda detém um grande número de usuários que gostam de textos mais longos, vídeos e muitas imagens para compartilhar com os amigos. Geralmente, quem está nessa rede social gosta de conversar e comentar nos posts das empresas.

Passo 3 – Planejar os conteúdos

Mesmo que tudo pareça instantâneo no Twitter, e as fotos do Instagram sejam feitas no celular, tudo precisa ser planejado. Defina o seu tom de voz, se quer ser mais informal ou o seu negócio precisa de uma linguagem mais formal; que tipo de imagens serão usadas; quais conteúdos são interessantes para o seu público. 

 Passo 4: Geração de conteúdo 

Depois de analisar, aprender sobre cada rede social e quais delas vão se encaixar melhor na sua empresa é só começar a gerar conteúdo. É aí que entra o trabalho de uma agência de publicidade ou de um social media. Tenha em mente que você terá que escrever o conteúdo, cuidando as regras de português, criar as imagens ou fotografar, publicar e monitorar essas publicações, além de responder as perguntas nos posts e chat. Caso você se ache apto para fazer todas essas tarefas, ótimo! Mas é sempre bom pedir ajuda a quem entende do assunto. 

DG5: Soluções em Publicidade, Comunicação e Web

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo do texto ou quer ajuda com a criação de estratégias digitais? Entre em contato conosco! 

Fontes:  Blog Content Tools 

Blog Resultados Digitais 

We are social

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Descubra as redes sociais que estão em alta em 2021

Um dos principais erros de quem está começando no marketing digital é querer estar em todas as redes sociais e participar de tudo que está acontecendo no mundo virtual.

Antes de criar um perfil nas redes que estão em alta é preciso ter uma estratégia digital, afinal hoje já não é mais um diferencial, mas uma necessidade.

Um estudo realizado pela plataforma Hootsuite ressalta a importância de criar soluções digitais e contemplar esse público que está na internet em busca de entretenimento, produtos e serviços.  Confira alguns dados importantes:

  •  Quase dois terços da população mundial tem celular;
  •  Mais de metade do tráfego da web mundial vem de telefones celulares;
  •  Uma em cada cinco pessoas no mundo efetuou uma compra online nos últimos 30 dias.

Levando em conta esses dados, é óbvio que você precisa estar presente nas redes sociais, mas é preciso muita cautela e estudo para atingir o seu público. Não é só porque estar nas redes sociais é fácil e rápido que devemos sair por aí criando contas em tudo quanto é lugar. 

Passo 1 – Quem é a sua persona?

Entenda quais os hábitos do seu cliente ideal. Ele gosta de publicar fotos no Instagram? Prefere ver vídeos no TikTok ou ainda prefere os grupos do Facebook?

Não existe certo ou errado, mas apenas hábitos de consumo e de comportamento que serão muito importantes para nortear as suas estratégias. 

Passo 2 – Ação: Quais redes sociais eu devo estar? 

Segundo estudo realizado pelo Social Media Research Summary, as redes sociais mais acessadas hoje, por ordem de usuários ativos, são:

  •  Facebook – 1,8 bi
  •  Whatsapp – 1 bi
  •  Facebook Messenger – 1 bi
  •  Twitter – 317 mi
  •  Pinterest – 150 mi
  •  Linkedin – 106 mi

Cada rede social funciona de forma diferente, por exemplo, o Whatsapp é mais utilizado para mensagens rápidas e comunicação direta com o cliente, é recomendado para lojas online, atendimentos personalizados e serviço de SAC.

Já o Instagram é muito utilizado como vitrine, mostruário de produtos, é a rede social que te dá a chance de mostrar o seu produto com imagens produzidas e deslumbrantes. 

O Facebook, por sua vez, ainda detém um grande número de usuários que gostam de textos mais longos, vídeos e muitas imagens para compartilhar com os amigos. Geralmente, quem está nessa rede social gosta de conversar e comentar nos posts das empresas.

Passo 3 – Planejar os conteúdos

Mesmo que tudo pareça instantâneo no Twitter, e as fotos do Instagram sejam feitas no celular, tudo precisa ser planejado. Defina o seu tom de voz, se quer ser mais informal ou o seu negócio precisa de uma linguagem mais formal; que tipo de imagens serão usadas; quais conteúdos são interessantes para o seu público. 

 Passo 4: Geração de conteúdo 

Depois de analisar, aprender sobre cada rede social e quais delas vão se encaixar melhor na sua empresa é só começar a gerar conteúdo. É aí que entra o trabalho de uma agência de publicidade ou de um social media. Tenha em mente que você terá que escrever o conteúdo, cuidando as regras de português, criar as imagens ou fotografar, publicar e monitorar essas publicações, além de responder as perguntas nos posts e chat. Caso você se ache apto para fazer todas essas tarefas, ótimo! Mas é sempre bom pedir ajuda a quem entende do assunto. 

DG5: Soluções em Publicidade, Comunicação e Web

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo do texto ou quer ajuda com a criação de estratégias digitais? Entre em contato conosco! 

Fontes:  Blog Content Tools 

Blog Resultados Digitais 

We are social

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email