Endomarketing: uma ferramenta poderosa e muitas vezes inexplorada

Você tem a sensação que na sua empresa as pessoas não conversam, não há diálogo? Ou todas as ações que você propõe não têm muita adesão? Saiba que o endomarketing pode te ajudar muito. Vamos descobrir primeiro do que se trata e algumas dicas para aplicá-lo! 

O Endomarketing deriva-se do marketing institucional e utiliza técnicas para melhorar o clima organizacional e promover ações para o público interno, por isso o prefixo endo – de dentro. Em outras palavras, pode ser definido como as ações adotadas com foco em atingir os colaboradores de uma empresa. Diferente do marketing tradicional, cujo foco é o cliente, o consumidor final, o endomarketing tem como principal objetivo o público interno.

Um dos principais objetivos dele é aumentar a confiança dos funcionários na empresa e fazer com que eles tenham o sentimento de pertencimento, o famoso vestir a camiseta. 

No momento em que o time interno está mais motivado e engajado, é possível conter o turnover, que significa a taxa de demissão e oscilação de funcionários de uma organização. Assim, além de reduzir custos trabalhistas, a estratégia ajuda na retenção de talentos e no aumento da produtividade.

Endomarketing na prática 

O endomarketing caminha junto com uma comunicação eficiente, então não basta ficar só no campo das ideias, é preciso contar com ferramentas que darão resultados positivos para as suas ações. Nós selecionamos algumas estratégias que já foram testadas e são ótimas dicas para pôr em prática o endomarketing:

1) Reconhecimento é bom e todo mundo gosta

Estabeleça um sistema de bonificação, presentes ou alguma coisa que seja importante para os funcionários. Uma dica é homenagear os que estão completando mais tempo na empresa com coisas que realmente sejam significativas para eles, por exemplo, uma viagem, um café da manhã, uma visita em algum lugar importante.

O principal objetivo é fazer com que os seus funcionários se sintam importantes e valorizados, e isso vai muito além do salário. 

2) Treinamentos e capacitações

Mesmo que a sua empresa exija experiência e conhecimentos prévios na área, todo o profissional precisa de atualização, principalmente, se a empresa for digital e contar com processos que mudam o tempo todo.

A dica é oferecer cursos, palestras, workshops que vão muito além do trabalho e que ensinem coisas diversas aos funcionários. Assim, eles se sentirão motivados e com a sensação de estarem progredindo na empresa. 

3) Abertura para novas ideias – Programa de sugestões

É preciso estar aberto para as novas ideias que podem surgir dos funcionários, é claro que nem tudo é viável e pode não funcionar, mas é muito importante cultivar esse movimento.

Faça uma caixinha de sugestões ou até mesmo algo mais elaborado com etapas de implementação e reuniões para saber se aquela ação é viável. Nada mais motivador que saber que a sua ideia foi ouvida, aceita e contribuiu para melhorias na empresa. 

4) Organização dos canais de comunicação interna 

Estabeleça os canais que são prioridade e que podem ser acessados facilmente pelos seus funcionários. Pode ser um mural de recados, e-mail, whatsapp e quaisquer outras ferramentas já existentes e fáceis de usar.

Lembre-se sempre de ouvir a sua equipe e entender quais canais são mais rápidos e eficazes. Não adianta comunicar de 10 maneiras diferentes e todo mundo estar perdido em qual deve olhar primeiro. 

Outra dica importante é pensar na facilidade e acesso das informações, cuide também da linguagem para que possa ser acessível a todos os funcionários. 

Ficou com alguma dúvida sobre endomarketing e como aplicar na sua empresa? Entre em contato conosco, nossa equipe tem todas as ferramentas e expertise para te ajudar! 

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Endomarketing: uma ferramenta poderosa e muitas vezes inexplorada

Você tem a sensação que na sua empresa as pessoas não conversam, não há diálogo? Ou todas as ações que você propõe não têm muita adesão? Saiba que o endomarketing pode te ajudar muito. Vamos descobrir primeiro do que se trata e algumas dicas para aplicá-lo! 

O Endomarketing deriva-se do marketing institucional e utiliza técnicas para melhorar o clima organizacional e promover ações para o público interno, por isso o prefixo endo – de dentro. Em outras palavras, pode ser definido como as ações adotadas com foco em atingir os colaboradores de uma empresa. Diferente do marketing tradicional, cujo foco é o cliente, o consumidor final, o endomarketing tem como principal objetivo o público interno.

Um dos principais objetivos dele é aumentar a confiança dos funcionários na empresa e fazer com que eles tenham o sentimento de pertencimento, o famoso vestir a camiseta. 

No momento em que o time interno está mais motivado e engajado, é possível conter o turnover, que significa a taxa de demissão e oscilação de funcionários de uma organização. Assim, além de reduzir custos trabalhistas, a estratégia ajuda na retenção de talentos e no aumento da produtividade.

Endomarketing na prática 

O endomarketing caminha junto com uma comunicação eficiente, então não basta ficar só no campo das ideias, é preciso contar com ferramentas que darão resultados positivos para as suas ações. Nós selecionamos algumas estratégias que já foram testadas e são ótimas dicas para pôr em prática o endomarketing:

1) Reconhecimento é bom e todo mundo gosta

Estabeleça um sistema de bonificação, presentes ou alguma coisa que seja importante para os funcionários. Uma dica é homenagear os que estão completando mais tempo na empresa com coisas que realmente sejam significativas para eles, por exemplo, uma viagem, um café da manhã, uma visita em algum lugar importante.

O principal objetivo é fazer com que os seus funcionários se sintam importantes e valorizados, e isso vai muito além do salário. 

2) Treinamentos e capacitações

Mesmo que a sua empresa exija experiência e conhecimentos prévios na área, todo o profissional precisa de atualização, principalmente, se a empresa for digital e contar com processos que mudam o tempo todo.

A dica é oferecer cursos, palestras, workshops que vão muito além do trabalho e que ensinem coisas diversas aos funcionários. Assim, eles se sentirão motivados e com a sensação de estarem progredindo na empresa. 

3) Abertura para novas ideias – Programa de sugestões

É preciso estar aberto para as novas ideias que podem surgir dos funcionários, é claro que nem tudo é viável e pode não funcionar, mas é muito importante cultivar esse movimento.

Faça uma caixinha de sugestões ou até mesmo algo mais elaborado com etapas de implementação e reuniões para saber se aquela ação é viável. Nada mais motivador que saber que a sua ideia foi ouvida, aceita e contribuiu para melhorias na empresa. 

4) Organização dos canais de comunicação interna 

Estabeleça os canais que são prioridade e que podem ser acessados facilmente pelos seus funcionários. Pode ser um mural de recados, e-mail, whatsapp e quaisquer outras ferramentas já existentes e fáceis de usar.

Lembre-se sempre de ouvir a sua equipe e entender quais canais são mais rápidos e eficazes. Não adianta comunicar de 10 maneiras diferentes e todo mundo estar perdido em qual deve olhar primeiro. 

Outra dica importante é pensar na facilidade e acesso das informações, cuide também da linguagem para que possa ser acessível a todos os funcionários. 

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