Multiplique suas vendas

Alguns dos erros mais básicos cometidos no processo de vender uma marca, produto ou serviço, é não saber, de fato, quem é o público-alvo ou não saber o que ofertar.

No pior dos casos o problema está no produto em si, que não serve para nada.

Essência: Para que serve?

Antes de pensar em vender é necessário olhar para a essência do seu negócio. Você realmente compreende a área em que está inserido? Você busca apresentar soluções? De nada adianta oferecer ao mercado um produto inútil, que de nada serve.

Quando você pensa em eficiência e diferencial, que marcas vem à sua cabeça?

A Nubank, por exemplo, virou uma gigante em pouco tempo pois entendeu aquilo que incomodava o seu público: a burocracia, o atendimento demorado e ineficaz, as altas taxas e a dificuldades para negociar.

Outro grande exemplo é a Starbucks.

A empresa entendeu que precisava compartilhar a sua essência em todos os processos. Criou o chamado “terceiro lar”, entregando um ambiente de socialização e, mais que isso, um espaço onde as pessoas poderiam dar uma pausa em suas rotinas e se refugiar.

Assim, ela se posicionou no mercado, como o espaço que vem depois da nossa casa e trabalho – mas que muitas vezes gostaríamos que viesse em primeiro lugar.


Não estamos no ramo de café para servir pessoas, mas no ramo de pessoas para servir café. Por isso, o ‘ambiente Starbucks’ tornou-se tão importante como o próprio café.

– Howard Schultz, fundador da Starbucks. 


Qual é a sua proposta de valor?

Dessa forma, entendemos também a importância de desenvolver uma proposta de valor. Não basta ter uma bela missão – é necessário que ela seja implantada, muito bem resolvida e eficaz.

Essência: Seu jeito único de fazer negócios;
Proposta de valor: seus diferenciais e como entrega eles.

Uma forma simplificada de trilhar por esse caminho é se fazer útil. Solucione um problema comum e torne seu produto extraordinário. No momento em que você entrega algo de valor ao consumidor, e ele SENTE e VIVE, você jamais será esquecido.

Problemas > conexão humana > ENGAJAMENTO

Assim que a sua proposta de valor estiver redonda, crie um posicionamento. O Pitch de Venda (discurso) pode ser uma frase rápida, objetiva e clara de venda, e é baseado nesse discurso que você vai se posicionar do momento em diante.

Vamos fazer uma atividade de reflexão? Troque as respostas pelas suas.

  1. O que você faz: Confeitaria.
  2. Para que você faz: Para oferecer uma opção de confeitaria saudável, low carb e zero açúcar sem perder o sabor.
  3. Para quem você faz: Para pessoas que gostam de cuidar da dieta por estética ou saúde.
  4. Qual é o seu jeito único de entregar: Doces fit para quem quer um docinho sem furar a dieta.

Indo ao encontro do público

Após definir e compreender qual é o seu produto e para quem você vai oferecê-lo, é necessário encontrar os canais certos para levar a informação até o público.

Afinal, quais canais devo usar? A resposta é simples: Use o canal onde o seu público está presente. Pode ser através de canais tradicionais como TV e rádio. Mídias abrangentes como outdoor e intervenções urbanas. Ou, ainda, utilizar canais digitais e gratuitos para discernir a sua essência e conteúdo.

Mas atenção: não caia no erro de achar que precisa estar em todos os canais disponíveis. De nada adianta ter um perfil desatualizado ou abandonado, que acaba levando desinformação e afeta, de uma forma ou outra, os seus lucros.

Nada por si só tem valor

Se você chegou até aqui e ainda não entendeu a mensagem, deixe-me explicar: Você vai faturar mais quando entender quem é o seu cliente e oferecer algo que seja de valia para ele.

E claro, nesse processo é necessário ser persistente, entregar valor em todos os processos, ter uma comunicação clara e objetiva, de acordo com a sua proposta de valor.

Não existem atalhos. Você precisa trabalhar duro e colocar a essência da sua marca no trabalho diário. Produza conteúdos interessantes e mantenha a sua marca interessante.

Quais são os tipos de conteúdo que vendem? Anote:

  1. Conte a sua história. Histórias sempre conectam;
  2. Mostre seu propósito – significado – dê um sentido;
  3. Prova social – Mostre resultados e depoimentos;
  4. Mostre suas qualificações – o que fez você chegar aonde está hoje;
  5. Faça um mapeamento das dores e problemas do seu cliente. Mostre como você pode ajudar (autoridade);

10 dicas para sair aplicando e multiplicar as vendas

  • Pense em você como marca – mostre o melhor de você, eventos (invista em bons eventos), qualificações, rotina, etc.
  • Liste os problemas dos seus clientes e se não souber, pergunte. Faça enquetes e descubra o que seu cliente quer ver e saber, mesmo que vá além do seu produto.
  • Escolha uma rede social para falar desses dilemas e faça isso bem e de forma frequente.
  • Escolha o formato de conteúdo que mais ama e faça ele!
  • Liste o que você faz como ninguém! E use isso a seu favor. Treine como vai falar isso.
  • Pare de ficar olhando referências! Siga sua autenticidade.
  • Crie um programa de fidelidade (dê motivos para o cliente voltar).
  • Crie estratégias para vender mais para os clientes de casa (Ex. Burguer King).
  • Crie campanhas de reativação dos clientes inativos.
  • Crie um programa de indicação: mecânica simples e recompensas atrativas para indicado e indicador.

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