O poder da boa comunicação em tempos de crise

Em tempos de Covid-19, muitos negócios sentem estar batendo contra o maior iceberg do ciclo de suas vidas. A vulnerabilidade em não ter controle sobre as circunstâncias e soluções imediatas, podem levar a grandes frustrações, desemprego e falências.

Por isso, é necessário dar uma pausa e um longo respiro. É tempo de criar um planejamento estratégico que vai nortear os próximos passos da sua empresa e futuro. Encontre meios de explorar, através da comunicação, seus valores e objetivos, dando espaço para três pontos essenciais: Consistência, frequência e precisão — tanto na comunicação interna com os colaboradores, quanto na comunicação externa.

Para te ajudar nesse caminho de volta à luz, te convidamos a considerar algumas práticas que darão sustento ao seu posicionamento mesmo quando acontecimentos não esperados baterem à porta.

Comunicação em tempo real

A comunicação instantânea é fundamental pois traz e incentiva mudanças rápidas. É importante manter-se atento às notícias e estar atualizado quanto à qualquer questão que afeta diretamente sua empresa e seus consumidores. Caso surjam imprevistos que interrompam sua capacidade de conduzir os negócios, seja proativo e tenha um plano estruturado.

Tenha uma comunicação previamente preparada para implantar rapidamente. É muito mais fácil fazer algumas edições em um material do que começar do zero quando se está no modo reativo. 

As notas ajudam as empresas a esclarecer fatos e a mostrar que estão cientes da situação. Permitem ainda que você enumere as ações que a marca está fazendo para contornar o problema e evitar demais transtornos para o consumidor.

Gestão de conteúdo

Uma boa estratégia aliada a um plano de comunicação bem alinhado com os diversos departamentos da empresa auxiliam na diversificação e qualidade dos materiais desenvolvidos.

Por isso, antes de cortar a verba da comunicação para se adequar ao orçamento que foi reduzido, é importante avaliar qual será o impacto desta ação para a imagem, engajamento e relacionamento da companhia. Muitas vezes, a comunicação que é subestimada, pode ser a diretriz que salvará sua empresa, sendo ferramenta de diferenciação e credibilidade.

São as estratégias de comunicação que garantirão a visibilidade da marca e a guiarão fortalecida para o período pós-crise.

Presença ativa na mídia

A geração de mídia espontânea, por meio de ações de assessoria de imprensa, é a maneira mais barata e eficaz de manter o assessorado em evidência. Além disso, se bem elaboradas, as sugestões de pauta ganham destaque quando fogem do noticiário factual. 

Com diretrizes mais leves, mas ainda assim informativas, sua empresa pode levar conteúdo ao público gerando um buzz positivo e, consequentemente, recrutando novos consumidores que estarão ao seu lado mesmo após a crise.

Redes sociais

Tenha uma gestão eficiente de redes sociais. Estar presente, mesmo em tempos difíceis, pode resultar em um relacionamento mais humanizado e estreito com o consumidor. Assuma posições e mantenha-se claro e objetivo em sua mensagem. A boa gestão de comunicação pode anular ou amenizar uma crise e gerar relevância para sua marca.

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