O que é ROI e por que ele é tão importante?

Certamente você já deve ter ouvido falar nessas três letrinhas tão importantes: ROI. Elas significam Retorno sobre o investimento do inglês, return on investment, uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos, principalmente na área de Marketing. 

Sabendo qual o seu ROI, é possível planejar metas e traçar novos objetivos baseados em resultados tangíveis. A partir disso, você consegue entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais. Nada mais é que um indicador que fornece o resultado final de cada ação ou campanha, além de mensurar o custo com novas ferramentas e treinamentos para a área. 

Nada de achismos, você precisa saber o que dá resultado e o que não te leva a nada!

Ninguém gosta de gastar dinheiro atoa, ainda mais sem saber se a estratégia realmente deu certo e no que você precisa melhorar. Por isso, o ROI é a métrica certa para você entender melhor o que está acontecendo com o seu plano de marketing.

Como faço para calcular o ROI? 

Primeiro, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e dividir esse resultado também pelos custos. Vamos para praticar?

Exemplo: o ganho da sua empresa foi de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 20 mil. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos:

  • ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000
  • ROI = 9

Aqui nesse exemplo o ROI foi de 9 vezes o investimento inicial, ou seja, o retorno foi de 9 vezes o que investiu e, por isso, a ação que você realizou deu resultado positivo. 

  • Benefícios de calcular o ROI

Para deixar ainda mais palpável os benefícios de saber e monitorar o ROI da sua empresa fizemos uma lista:

– Rastreabilidade de ações

– Controle de métricas e indicativos

– Previsibilidade de erros e prejuízos

– Demonstra organização e visão empreendedora

– Aplicação correta do investimento

– Ações de comunicação mais assertivas
Ficou com alguma dúvida? Envie sua mensagem, será um prazer continuar essa conversa pelo nosso site!

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Sabendo qual o seu ROI, é possível planejar metas e traçar novos objetivos baseados em resultados tangíveis. A partir disso, você consegue entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais. Nada mais é que um indicador que fornece o resultado final de cada ação ou campanha, além de mensurar o custo com novas ferramentas e treinamentos para a área. 

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Ninguém gosta de gastar dinheiro atoa, ainda mais sem saber se a estratégia realmente deu certo e no que você precisa melhorar. Por isso, o ROI é a métrica certa para você entender melhor o que está acontecendo com o seu plano de marketing.

Como faço para calcular o ROI? 

Primeiro, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e dividir esse resultado também pelos custos. Vamos para praticar?

Exemplo: o ganho da sua empresa foi de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 20 mil. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos:

  • ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000
  • ROI = 9

Aqui nesse exemplo o ROI foi de 9 vezes o investimento inicial, ou seja, o retorno foi de 9 vezes o que investiu e, por isso, a ação que você realizou deu resultado positivo. 

  • Benefícios de calcular o ROI

Para deixar ainda mais palpável os benefícios de saber e monitorar o ROI da sua empresa fizemos uma lista:

– Rastreabilidade de ações

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