Quem é o seu público? Entenda o que é persona e porque ela é importante

Mesmo que você queira vender o seu produto ou serviço para todo mundo que se interessar, é muito importante definir quem é a persona e traçar estratégias para atrair a sua atenção e, posteriormente, converter em vendas.

Muitas vezes você quer atingir muitos públicos e acaba sem foco na sua comunicação. Afinal, uma mulher jovem, de 27 anos, formada em Medicina não consome as mesmas coisas que um homem de 45 anos, que é autônomo no ramo de representação comercial.

Uma das principais dificuldades de quem procura agências de publicidade e marketing digital é responder a clássica pergunta: quem é a minha persona? 

Continue lendo o texto que vamos explicar direitinho!

A Persona é a representação do consumidor perfeito para seu produto, o seu cliente ideal. É um personagem fictício que tem suas complexidades, gostos, hábitos, personalidade e muitos fatores que influenciam na sua decisão de compra.

  • Exemplo de Persona: Júlia tem 26 anos é psicóloga e mora com o namorado num apartamento pequeno. Ela é apaixonada por papelaria, decoração e plantas. No seu pouco tempo livre adora cuidar das suas plantas e não abre mão de anotar tudo em cadernos, planners e bloquinhos. Ela leva em conta a indicação de suas amigas e gosta de buscar referências no Instagram, Pinterest e vídeos no Youtube. 

Provavelmente a Júlia vá se interessar por marcas de caderno, canetas, mochilas, artigos para jardinagem, etc. A grande sacada é entender quem é o cliente ideal e buscar formas de conquistá-lo.

Por que tenho que ter uma persona definida em minha empresa?

Ter uma persona definida ajuda no conhecimento de seu público, e na escolha de estratégias de vendas. Sabendo para quem se dirigir e a linguagem correta, toda a comunicação será mais assertiva.

Algumas perguntas importantes para definir a sua persona:

1. Quais lugares ela/ele frequenta?

2. Em que canais a sua persona está? No Twitter, no Instagram ou no Facebook? 

3. Compra mais em e-commerce ou loja física?

4. Ela abre e-mails ou gosta da praticidade do Whatsapp? 

5. Quais são seus gostos?

6. Qual a sua profissão e hobbies? 

Esses são alguns exemplos para você começar a definir quem é a sua persona e o que vale a pena investir para atraí-la. O importante é entender as prioridades e necessidades do seu cliente, pois somente assim você será possível melhorar a experiência de compra e até mesmo fazer upgrades em seus produtos. 

Não devemos levar em conta apenas os nossos gostos pessoais. Por exemplo, se você não gosta de assistir BBB ou ouvir rádio, não significa que a sua persona também não goste. Por isso, é muito importante a definição dos canais de comunicação, e ninguém melhor que uma agência de comunicação para ajudar você nessa tarefa. Um especialista na área conseguirá traçar um planejamento de mídia, uma linha de comunicação visual e textual que trará resultados positivos. Se precisar de alguma ajuda ou tiver dúvidas entre em contato conosco.

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