Capacitação na Era da IA: Como se manter relevante no mercado de trabalho.

A Ascensão da Inteligência Artificial

Se você ainda não percebeu, a inteligência artificial (IA) já está impactando nossas vidas e, surpreendentemente, em breve estará presente até nos menores detalhes do nosso cotidiano. Tudo começou com o Chat GPT, uma IA que inicialmente gerava respostas por texto, agindo como se fosse o Google, mas sem mostrar resultados em páginas infinitas. Este avanço, de fato, abriu caminho para uma variedade de IA’s.

A IA e o Mercado de Trabalho

Todos os dias, surgem novas IA’s que produzem vídeos, imagens, vozes, rostos, linhas de códigos e outras funcionalidades. Elas são fascinantes, mas também geram um novo tipo de medo no mercado de trabalho. Você pode ter ouvido ou lido que a IA pode nos substituir, pois ela cria o que criamos em instantes. No entanto, a tendência é que o mercado se modifique de maneira diferente.

A IA como Ferramenta de Trabalho

É inegável que a IA terá uma grande participação no processo de várias empresas. Contudo, ela não trabalha sozinha. Portanto, será fundamental aprender mais sobre a IA para usá-la a nosso favor. Ao dominar a plataforma, melhoramos nossa produção em tempo, criatividade e ideias. Isso, por sua vez, aumenta nosso valor como profissionais em um mercado cada vez mais seletivo.

A Educação na Era da IA

Olhando para o futuro, acredito que teremos cursos técnicos sobre a engenharia de prompt. Eles ensinarão como operar as várias IA’s que estão surgindo neste exato momento. Aprenderemos a elaborar uma pergunta/prompt para obter resultados assertivos ou pedir inspirações para projetos. Esses conhecimentos, sem dúvida, nos ajudarão a desempenhar melhor em projetos pessoais e profissionais.

Adaptação ao Novo Mercado

Por conta desses pontos, é importante se adaptar ao novo modelo de mercado. Precisamos nos qualificar mais e deixar o medo de ser substituídos pela IA para trás. Ao longo da história, criamos várias máquinas, mas sempre fomos nós quem as operamos. Com as IA’s, não será diferente. Precisamos entender e nos aliar a essa nova tecnologia que já está revolucionando o mercado de trabalho.

Texto: Matheus Garcia
Revisão: Vitória Parise
Imagem: MidJourney

compartilhe

Fale conosco

Caso prefira, envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo e retornaremos o mais breve possível: